Rss Feed Facebook Twitter Google Plus

INFO:


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Santa Cruz de La Sierra

Santa Cruz de la Sierra





Santa Cruz de la Sierra (traduzido do castelhano, significa "Santa Cruz da Serra") é uma cidade da Bolívia. Localiza-se no centro do país, nas margens do Rio Piraí, no planalto do leste boliviano. Possui uma altitude de 416 metros. A cidade, comumente conhecida simplesmente como Santa Cruz, é a cidade mais importante do Departamento de Santa Cruz. É a maior e mais populosa cidade da Bolívia. Também é considerada o motor econômico do país. Foi fundada em 1561.
Demografia
Tem cerca de 1 756 926 habitantes, que, unidos aos municípios de sua área metropolitana (municipios de Cotoca, Porongo, Warnes e La Guardia), ascendem a 2 102 998. É a cidade mais populosa da Bolívia e seu crescimento demográfico é o segundo mais rápido da América do Sul, depois de Maracay, na Venezuela, sendo, atualmente, também a 14ª cidade que mais cresce no mundo.
Existe um fluxo de população migratória em busca de novas oportunidades de trabalho da Bolívia para todos os países fronteiriços. No Brasil, este movimento se dá com mais ênfase na cidade de São Paulo.



História

A cidade foi fundada em 26 de fevereiro de 1561 por Ñuflo de Chaves, que nomeou o novo povoado em homenagem à Santa Cruz de la Sierra, sua cidade natal da Estremadura, Espanha. O estabelecimento original era na realidade a 220 km ao Leste de sua localização atual, apenas a poucos quilômetros ao Sul da atual San José de Chiquitos. Após conflitos com nativos, a cidade foi mudada para a sua posição atual nas margens do rio Piraí em 1592. Ainda há resquícios da vila original e podem ser visitados no sítio arqueológico Santa Cruz la Vieja, Sul de San José de Chiquitos. Santa Cruz é ligada por uma ferrovia à Argentina e ao Brasil (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), e ligada por uma estrada construída na década de 1950, a Trinidad, Cochabamba, e também por recentes rodovias pavimentadas para Camiri (que vai inclusive até a Argentina) e outra para Cochabamba.
Tem início em Santa Cruz de la Sierra o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3 150 quilômetros de extensão, sendo 2 593 em território brasileiro e 557 em território boliviano, exportando para o Brasil gás natural, sendo que as reservas de gás da Bolívia são hoje estimadas em 890 bilhões de metros cúbicos. A construção desse gasoduto só foi possível após a Argentina, anterior importadora exclusiva do gás boliviano, atingir sua auto-suficiência em gás natural, o que começou a ocorrer no final da década de 1970. A construção do gasoduto começou em 1997 e suas operações iniciaram em 1999. A demanda de gás natural no Brasil atingia 29 milhões de barris por dia em 2006, sendo que as reservas de gás natural brasileiras no mesmo ano atingem 639 bilhões de metros cúbicos.
Como a cidade foi razoavelmente isolada até o começo do século XX, Santa Cruz tem muita arquitetura colonial, incluindo uma catedral do século XVI.



Geografia
A cidade de Santa Cruz de la Sierra está situada na margem direita do Rio Piraí. A área do município é de aproximadamente 325,57 km². Sua altitude média é de 416 metros acima do nível do mar.


Share This :

0 comentários:

 

Você estará nesta viagem

Periodismo - Comunicadores Sin Fronteras en Espanol